O sistema Biblioteca Lactis para a classificação da literatura de laticínios no Brasil
- Alan Frederick Wolfschoon Pombo
- 31 de mai. de 1978
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mar.
Há 30 anos atrás, o eminente químico alemão Prof. Dr. Max E. Schulz publicou um sistema de ordenação e classificação da literatura relacionada à ciência de laticínios; desde então, os problemas rotineiros da classificação da literatura especializada tiveram uma solução prática nas bibliotecas. Este sistema, que compreende todos os ramos e especialidades da área de laticínios, foi modificado após 20 anos pelo próprio Dr. Schulz, no sentido de atualizá-lo com a evolução realizada neste campo do saber humano.
O sistema Biblioteca Lactis foi difundido em muitos países e sua tradução em diferentes línguas tem permitido o aproveitamento das suas vantagens como método de ordenação da vasta literatura internacional, tanto de revistas, como de livros e artigos relacionados com laticínios.
No Brasil, pouco ou quase nada se conhece acerca deste sistema de classificação; inclusive o Instituo de Laticínios Cândido Tostes, um dos poucos centros de ensino e pesquisa em laticínios no Brasil, não possui um sistema de classificação adequado que permita aos pesquisadores, professores e alunos que nele trabalham e se forma, procurar rapidamente informação sobre aspectos particulares dos diferentes ramos da especialidade. Como possuímos apenas uma cópia do trabalho do dr. Schulz, em alemão evidentemente, e uma cópia da tradução espanhola, torna-se difícil o manuseio correto desta valiosa classificação.
Conhecendo o valor que tem o tempo empregado numa pesquisa bibliográfica e a importância de possuir ou de dispor de um sistema de classificação especial para laticínios, que seja acessível tanto a pesquisadores e professores, como também a técnicos e estudantes, apresentamos em seguida, a tradução para a língua portuguesa do sistema Biblioteca Lactis, baseada no trabalho do Dr. Schulz e na tradução espanhola do Dr. Casado Cimiano.
Referências
CASADO CIMIANO, P. Recopilación y ordenación de la literatura lactológica mediante fichas bibliográficas y el sistema Biblioteca Lactis. Via Láctea, v. 2, n. 5, p. 21, 1970.
SCHULZ, M. E. Bibliotheca Lactis System. Organisationsplan zur Überführung von milchwirtschaftlichen Referaten in milchwirtschaftliche Lehrbücher. Milchwissenschaft, v. 2, n. 12, p. 445, 1947.
SCHULZ, M. E. Bibliotheca Lactis System für Milchwirtschaft und Milchwissenschaft. Fassung gültig ab 1.1.1968. Milchwissenschaft, v. 22, n. 12, p. 776, 1967.
[13] POMBO, A. F. W.; FURTADO, M. M. O sistema Biblioteca Lactis para a classificação da literatura de laticínios no Brasil. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, p. 21-26, maio-junho de 1978.