Comparação de três métodos de dosagem de lactose no leite
- Alan Frederick Wolfschoon Pombo
- 31 de jul. de 1978
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mar.
Resumo
O trabalho teve por objetivo comparar dois métodos colorimétricos de determinação do teor de lactose, com o método oficial (FIL-IDF, 1974) de cloramina-T. Os seguintes valores foram encontrados ao se determinar a precisão dos métodos (10 repetições) Cloramina-T = + 0,03%, método ácido pícrico = + 0,04% e método fenol – ácido sulfúrico = + 0,08%.
Com respeito à exatidão, em determinações em triplicata (n=20), encontraram-se os seguintes resultados: Cloramina-T = x 5,00%, método ácido pícrico = 4,97% e método fenol-ácido sulfúrico = x = 4,99%.
O desvio padrão com relação ao método oficial foi + 0,071% (método ácido pícrico) e + 0,074% (método fenol-ácido sulfúrico). Os princípios dos métodos analíticos são explicados em detalhes, e gráficos que mostram os máximos de absorção dos métodos colorimétricos estão incluídos.
Introdução
Vários métodos enzimáticos têm sido desenvolvidos recentemente para a determinação de lactose em produtos lácteos; todos têm um ponto em comum: o desdobramento da lactose em galactose mediante uso de β–galactosidase. Tais métodos diferem em relação ao carboidrato utilizado (glucose ou galactose) para determinar a concentração inicial de lactose na amostra. A grande desvantagem é o longo tempo necessário para sua execução.
A Federação Internacional de Laticínios debate atualmente sobre a escolha de um método de determinação de lactose; discute-se então, ou pela escolha de um método de baixo custo e útil como método de rotina (Com algumas limitações quanto à aplicabilidade) ou pela escolha de um método de grande aplicabilidade e alta precisão (com algumas exceções quanto à aplicabilidade) e, consequentemente, mais caro.
O método da Cloramina-T é ainda considerado como oficial pela Federação Internacional de Laticínios; é um método que também requer muito tempo, relativamente, (2 – 2,5 horas) para sua execução. Os métodos colorimétricos existentes (1, 2, 3, 9, 11, 13) apresentam a vantagem de serem rápidos e de fácil aplicação. A literatura disponível não apresenta informação referente à comparação do método oficial da Cloramina-T com os métodos do Fenol-ácido sulfúrico e do ácido pícrico. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados dessa comparação.
Referências
CARVALHO, I. C. Revista do ILCT, Juiz de Fora, v. 33, p. 196, 1978.
DETERMINATION OF LACTOSE CONTENT OS MILK – FIL – IDF, v. 28, 1974.
LACTOSE DETERMINATION – Comission E – Analytical Standards, Laboratory Techniques. IDF 61st Annual Session, 1977.
[14] POMBO, A. F. W.; CARVALHO, I. C. de. Comparação de três métodos de dosagem de lactose no leite. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, p. 3-9, julho-agosto de 1978.