top of page

Desenvolvimento de modelos matemáticos para a determinação do extrato seco total do soro de leite

  • Alan Frederick Wolfschoon Pombo
  • 4 de jun. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de fev.

Resumo:

O objetivo deste trabalho foi desenvolver modelos matemáticos para o cálculo do extrato seco total do soro de leite de maneira indireta. A determinação indireta do extrato seco é mais rápida, necessita de análises menos complexas e apresenta dados aproximados ao método direto de referência (gravimétrico), em estufa. O extrato seco do soro contém gordura, proteínas, minerais e lactose, as quais possuem alto valor tecnológico e tornam a quantificação do extrato seco importante para analisar o valor do soro e verificar se o soro está dentro das normas. Para desenvolver os modelos matemáticos, foram analisadas dezessete amostras de soro obtidas pela coagulação de leite integral e dezessete obtidas pela coagulação de leite desnatado. As amostras de soro foram analisadas quanto ao pH, gordura, densidade, sólidos solúveis e extrato seco pelo método direto. Assim, desenvolveram-se três equações para o cálculo do extrato seco total do soro de leite através dos dados de gordura, densidade e umidade: uma para soro de leite integral, uma para soro de leite desnatado e uma que abrangeu os dois tipos de soro. Verificou-se que não houve diferença significativa entre as médias de extrato seco total obtidas pelos métodos direto e indireto para os três grupos de soro considerados, pelo teste t de Student ao nível de 5% de significância. Logo, conclui-se que o método indireto é uma alternativa a ser empregada para o soro doce, considerando a confiabilidade dos resultados e o menor tempo gasto para a obtenção desses resultados em comparação ao método direto.


Conclusão:

A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que a utilização de modelos matemáticos para o cálculo do extrato seco do soro de leite é uma alternativa a ser empregada, levando em consideração a confiabilidade dos resultados obtidos, o menor tempo gasto para a obtenção desses resultados e a menor complexidade das análises necessárias, de gordura e densidade, em comparação ao método direto de referência. Ainda, vale ressaltar que, com o desenvolvimento dos modelos matemáticos, a possibilidade de calcular o extrato seco total do soro de leite doce por meio da utilização de um termolactodensímetro para a determinação da densidade e de um butirômetro de Gerber para a determinação do teor de gordura tornou-se viável. Esse fator é de extrema importância considerando a rapidez e facilidade de execução das análises supracitadas, principalmente quando são comparadas à determinação direta do extrato seco total. Por fim, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico e científico na linha de pesquisa deste estudo, trabalhos futuros podem ser desenvolvidos visando a comprovação da aplicabilidade do método proposto, o que pode ser realizado através da análise de um número maior de amostras. Ao mesmo tempo, é importante que, futuramente, cada laticínio confirme e/ou modifique os valores de densidade do extrato seco desengordurado apresentados neste trabalho utilizando os soros produzidos no próprio laticínio. Ainda, cabe pontuar que novos estudos podem adaptar o método proposto para outros fluidos lácteos como, por exemplo, soro concentrado por membranas, desde que se conheça a densidade do extrato seco desengordurado do produto em específico para proceder o desenvolvimento dos cálculos.

Não há referências citadas na parte copiada.


[143] E Silva, M. L. S.; Silva, A. A. P.;  Wolfschoon-Pombo, A. F.; Perrone, I. T.; Stephani, R. Desenvolvimento de modelos matemáticos para a determinação do extrato seco total do soro de leite. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, e54311729993, 2022.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page