top of page

Leite de cabra: composição e industrialização

  • Alan Frederick Wolfschoon Pombo
  • 31 de jul. de 1978
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de mar.

Introdução 

O Brasil, país de extensões continentais, se caracteriza pela existência de um elevado rebanho bovino, que gira em torno de 100 milhões de cabeças. Com elevada produção leiteira, a existência deste rebanho tem como consequência o atual estado da indústria de laticínios do país, ou seja, caracterizado pela existência de grande e modernas usinas que beneficiam o leite e o industrializam sob formas variadas.

Existe também no país um rebanho caprino, de proporções consideráveis. Segundo fontes oficiais, este rebanho giraria em torno de 10 milhões de cabeças, concentradas de preferência na região nordeste do país. No entanto, ao contrário do verificado com o rebanho bovino, a presença desse rebanho se caracteriza tão-somente pela indústria de carne e de couro. Quando a cabra tem finalidade leiteira é comumente chamada a “vaca do pobre”. Esta mentalidade errônea, felizmente parece se dirigir para um fim próximo, com as recentes demonstrações (...) órgãos governamentais, sobre a cabra leiteira.

A EPAMIG/DTA/ILCT, em estreita colaboração com a CAPRILEITE, iniciou, há mais de um ano, trabalhos visando demonstrar o valor do leite de cabra na fabricação de queijos finos. Recentemente, criou-se um núcleo de criação de cabras leiteiras na região de Juiz de Fora, e são os resultados atuais deste trabalho que se pretende demonstrar sucintamente.

 

Conclusão

Acreditamos que a valorização da cabra, como animal leiteiro, é um dos grandes passos para a implantação definitiva da caprinocultura organizada no Brasil.

Até o momento, a cabra vinha sendo praticamente marginalizada nos programas de desenvolvimento agropecuário existentes no país; afinal, sempre foi considerada um animal depredador, ou seja, o animal que consumia vorazmente as pastagens reservadas ao rebanho bovino.

Felizmente, parece que começa a haver uma mudança de mentalidade plenamente favorável a caprinocultura organizada no Brasil. Esperamos poder continuar contribuindo para a evolução destas ideias.   

Não há referências citadas na parte copiada.


[15] WOLFSCHOON-POMBO, A. F.; FURTADO, M. M. Leite de cabra: composição e industrialização. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, p. 15-17, julho-agosto de 1978.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page