Fabricação do Queijo tipo Chabichou – II Adaptação da tecnologia
- Alan Frederick Wolfschoon Pombo
- 31 de jan. de 1979
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev.
Sumário
A caprinocultura já é uma realidade no Brasil, país que conta com um rebanho em torno de 10 milhões de cabeças.
Entretanto, a produção do leite é ainda nula. Em um projeto recente, as autoridades brasileiras do setor de caprinocultura estão organizando vários criatórios.
Neste trabalho, apresentam-se os resultados de vários experimentos para a adaptação da técnica francesa de fabricação do queijo Chabichou na fazenda às condições climáticas econômicas brasileiras.
Conclusão
Comparando-se os queijos obtidos em sucessivas experimentações na EPAMIG/DTA/ILCT, com o queijo Chabichou francês, observa-se uma acentuada semelhança nas características mais importantes. É verdade que restam ainda melhoramentos a serem introduzidos na técnica de fabricação, que permitirão, com certeza, aprimorar estas características.
Acreditamos, entretanto, que, para o estágio atual de desenvolvimento de nossa caprinocultura, a tecnologia apresentada não exigirá grandes investimentos financeiros por parte dos fazendeiros interessados. A implantação definitiva da fabricação organizada de queijos de cabra no Brasil só será realizada após um certo período de fabricações artesanais, a nível de fazenda; neste período, a cabra terá seu valor reconhecido como animal leiteiro, e a implantação consequente de novos criatórios possibilitará, aos poucos, a criação de cooperativas em diferentes regiões do país. Estas cooperativas significarão então a popularização definitiva dos queijos de cabra no Brasil.
Esperamos que estes objetivos sejam alcançados a médio prazo. Como já se disse, tal desejo só será realidade se este empreendimento contar com o apoio decisivo e irrestrito das autoridades agropecuárias e instituições de pesquisa do país. Tudo isso acrescido do necessário grau de perseverança e flexibilidade que estes empreendimentos pioneiros exigem de interessados e autoridades do país.
Não há referências citadas na parte copiada.
[24] WOLFSCHOON-POMBO, A. F.; FURTADO, M. M. Fabricação do queijo tipo chabichou – II Adaptação da tecnologia. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, p. 3-7, janeiro-fevereiro de 1979.
Baixe o artigo completo aqui: