top of page

Análise infravermelha de doce de leite com o Milko Scan 104

  • Alan Frederick Wolfschoon Pombo
  • 31 de jul. de 1983
  • 3 min de leitura

Atualizado: 27 de fev.

Resumo – Testou-se o Milko Scan 104 para a análise infravermelha de doce de leite. A análise de amostras de doce tipo pastoso e barra forneceu as seguintes médias (em parênteses resultado obtidos com métodos de referência): 4,596% (4,592%) para gordura; 7,722% (7,711%) para proteína; 60,579% (60,033%) para açúcar total e 80,832% (80,358%) para sólidos totais. Pré-requisito para a análise é diluir a amostra com água (1 + 3 no caso do produto pastoso, e 1 + 4 barra) e aquecer a 40ºC. Dados relativos à exatidão e precisão do método são fornecidos pelo trabalho.

 

1 Introdução

A espectroscopia de absorção na região do infravermelho é uma técnica analítica na química do leite foi introduzida por J. D. S. Goulden (3) em 1964. Desde seu reconhecimento como método analítico, a utilização de aparelhos infravermelhos do tipo IRMA e MILKO SCAN e MULTISPEC tem prestado enorme colaboração para a análise e controle do leite, em países com tecnologia laticinista avançada. O Milko Scan 104 é um aparelho da segunda geração dos instrumentos infravermelhos produzidos pela firma dinamarquesa Foss Eletric, que apresenta como vantagem sobre seus antecessores (modelos 203 e 300) a redução do número de espelhos (de 9 para 2) usados no sistema óptico, a remoção do “servo-pente”, uso de compartimento termostatizado para os filtros, mudanças de posição “chopper”, melhoras nas características de transmissão dos filtros e no detector, e redução no caminho óptico para 27 cm (VAN DE VOORT, 1980; LORENZ; HOFFER, 1980).

Os fabricantes do Milko Scan 104 indicaram as possibilidades de aplicação do instrumento para a análise de outros produtos além do leite, como creme, soro, leitelho, iogurte, queijo (1). Observam que, para cada aparelho e produto, é necessário determinar as condições ótimas de preparação da amostra, que garantam máxima exatidão e precisão nas determinações de gordura, proteína, lactose e sólidos totais/água do produto em questão.

O presente trabalho tem como finalidade estudar a aplicabilidade do Milko Scan 104 para a análise de um produto tipicamente brasileiro, o doce de leite.

 

Conclusão

O Milko Scan 104 pode ser utilizado para a análise rápida e acurada de doce de leite. O produto pastoso pode ser diluído na proporção 1 + 3, e o produto em barra 1 + 4, sendo suficiente depois multiplicar por 4 e 5, respectivamente, para se obter os teores dos componentes determinados na amostra não diluída. É condição indispensável para se realizar uma boa análise, pré-aquecer a amostra diluída a +40ºC antes da determinação. Os programas que podem ser selecionados para realizar a análise segundo as condições de diluição definidas no presente trabalho são F P L A e F P T S, o que não exclui necessariamente as outras opções que oferece o instrumento; entretanto, se se usam outros programas, os resultados devem ser comparados inicialmente com métodos de referência, visto a influência e interdependência das absorções dos componentes individuais entre si. Também amostras com elevada acidez podem conduzir a medidas errôneas, embora tal aspecto sido investigado. No mínimo, 60 amostras podem ser analisadas por hora, uma vez que as diluições tenham sido preparadas. Não se pode esquecer que a exatidão do método infravermelho depende principalmente da calibração do aparelho com métodos de referência e produtos específicos, o que nos leva a crer que resultados ainda melhores possam ser encontrados, se calibra o aparelho com amostras de doce de leite e não simplesmente com leite como se fez neste trabalho.  

 

Referências 

1. A. S. N FOSS ELETRIC. Manual de instrução do Milko Scan 104.

 

3. GOULDEN, J. D. S. Analysis of milk by infra-red absorption. J. Dairy Research, v. 31, p. 273, 1964.

 

5. LORENZ, W.; HOFFER, H. Testbericht über das halbautomatische analysengerät Milko Scan 104. Milchwirt. Ber., v. 62, p. 73-80, 1980.

 

6. VOORT, F. R. Van de. Evaluation of Milkoscan 104 infrared milk analyzer. J. Assoc. Off. Anal. Chem., v. 63, n. 5, p. 973-980, 1980.


[72] POMBO, A. F. W.; SILVA, P. H. F. da; DORNELLAS, J. B. Análise infravermelha de doce de leite com o Milko Scan 104. Rev. Inst. Lat. Cândido Tostes, Juiz de Fora, v. 38, n. 228, p. 11-19, julho-agosto de 1983.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page